Apresentações

  • Workshop Day
    20/09/22
  • Main Event - Day 1
    21/09/22
  • Main Event - Day 2
    22/09/22
  • Room
    Compliance Brainstorm

9:00 - 12:10

Sala Roxa

WORKSHOP A - Gestão de riscos, reavaliações periódicas e seus KPIs

Se você não sabe se suas iniciativas de compliance estão funcionando, então você terá dificuldade em defender ou aprimorar o seu programa. Entenda como as grandes empresas estão construindo sólidos programas baseados em métricas e suportados por novas tecnologias.

9:00 - 12:10

Sala Verde

WORKSHOP B - Investigações internas independentes: do incentivo à denúncia até as melhores técnicas de entrevista.

Estrategicamente, as companhias devem investir na escuta ativa para ter uma visão clara sobre o que acontece com seus colaboradores e com o mercado. Muitos não usam o canal de denúncias por insegurança ou medo de retaliação. Enquanto isso, a lei brasileira que trata da recompensa aos denunciantes, whistleblower, ainda não deslanchou. Aprenda com estudos de casos reais, em que grandes empresas tiveram sucesso ao incrementar a confiabilidade de seu canal e a eficiência das suas investigações.

9:00 - 12:10

Sala Rosa

WORKSHOP C - LGPD. A jornada de implementação de um programa de proteção de dados em 2022

De janeiro a novembro do ano passado, 24,2 milhões de perfis de brasileiros tiveram suas informações expostas na internet, levando o país ao 6º lugar no ranking de países com mais vazamentos de dados no mundo*. Os riscos estão escalando rapidamente e as medidas de proteção de dados também devem acompanhar esse crescimento. O workshop trará uma visão moderna sobre o passo a passo de implementação do programa, a inserção do tema na cultura da empresa e o investimento necessário para criar novos processos preventivos em cibersegurança. * Conforme dados de pesquisa publicada pela SurfShark.

9:00 - 12:10

Sala Azul

WORKSHOP D - A construção do Programa ESG partindo do zero

O que é ESG, por que a sigla é tão importante para as empresas hoje em dia? Aprenda a implementar um programa com base nas melhores práticas internacionais. Ao contrário do que muita gente pensa, você vai perceber que pode aproveitar recursos já existentes para tirar o seu projeto do papel.

9:00 - 12:10

Sala Branca

WORKSHOP E - A atualização constante dos programas de PLD/FT e os desafios para elaboração do relatório anual de efetividade do programa.

As regras de PLD/FTP são constantemente atualizadas e sugerem adequações aos programas e às políticas internas das companhias. Mesmo diante do alargamento do escopo das medidas de prevenção e com o avanço tecnológico dos órgãos de fiscalização, muitas empresas ainda não se deram conta de que devem possuir um programa. Entenda na prática como isso funciona e quais são, hoje, os principais pontos de atenção para quem atua em compliance financeiro.

14:00 - 15:30

Sala Roxa

WORKSHOP F - O caminho para o Pró-Ética

O caminho para o Pró-Ética Muitas empresas buscam o próximo passo para dar cada vez mais credibilidade ao seu programa de compliance. Diante do desafio de comprovar a eficiência do programa perante as autoridades, obter o selo e outras certificações se apresenta como um caminho a ser trilhado por muitas empresas. Qual o nível de maturidade que seu programa precisa ter para dar esse próximo passo? Quais são os desafios existentes na obtenção Pró-Ética? Entenda na prática as diferenças, as semelhanças e o caminho para alcançar o Pró-Ética.

14:00 - 15:30

Sala Verde

WORKSHOP G - Gestão estratégica de terceiros

Em ano eleitoral e diante do cenário de mudanças regulatórias crescentes, novas ameaças e desafios são impostos à gestão estratégica de terceiros das companhias. Domine a adequada metodologia para gerir riscos de compliance, faça benchmarking das suas práticas e incremente o monitoramento da cadeia de terceiros com o uso de novas tecnologias.

14:00 - 15:30

Sala Rosa

WORKSHOP H - Soft skills, liderança e gestão em compliance

O mercado mudou, ele está mais ágil, tecnológico e inovador. Em um cenário pós-pandêmico, não há como negar a transformação duradoura da nossa maneira de se relacionar, consumir conteúdos e manter vínculos pessoais e de trabalho. Se o mundo mudou, o profissional de compliance do futuro necessariamente precisa desenvolver habilidades adicionais para acompanhar essas novas tendências.

14:00 - 15:30

Sala Azul

WORKSHOP I - Gamificação inédita para discutir, interagir e reforçar os conceitos de um programa de compliance.

O jogo foi desenvolvido pelo Alexandre Serpa, especialmente para a 9a edição do Congresso Internacional de Compliance, e visa propiciar uma vivência prática sobre os Pilares de construção de um programa de compliance. Participe, discuta e interaja com jogadores e os instrutores e o(a) ganhador(a) levará o jogo para casa!

14:00 - 15:30

Sala Branca

WORKSHOP J - Estudos de caso de conflito de interesses

Muitas vezes os colaboradores se envolvem em situações de conflito de interesses, sem sequer saber como foram parar naquela situação. Enfrente problemas práticos com a análise de casos reais, que vão desde os conflitos mais comuns a dilemas complexos e debata com os demais participantes sobre as melhores formas de preveni-los e investigá-los.

16:15 - 17:45

Sala Roxa

WORKSHOP K - Assédio sexual e moral: como prevenir, detectar e combater estas práticas

Segundo levantamento do Tribunal Superior do Trabalho, entre 2019 e 2021 foram registrados 3.049 processos de assédio sexual e 52.936 de assédio moral. Após o retorno das atividades presenciais nas empresas, os processos de assédio sexual e moral voltam a crescer e já superam os índices de 2019. Entenda o que está por trás destes números e as medidas adotadas pelas companhias para prevenir, detectar e combater casos desta natureza.

16:15 - 17:45

Sala Verde

WORKSHOP L - Compliance e sua influência no DNA das companhias em temas de diversidade e inclusão

A Great Place to Work publicou um relatório das Tendências em Gestão de Pessoas 2022, em que demonstra que após um crescimento da preocupação com a diversidade nas empresas nos últimos anos, em 2022 o assunto registrou um movimento contrário na lista de prioridades das companhias. Entenda como o compliance pode apoiar na implementação de um programa de D&I com os recursos existentes e tratar o tema como prioridade na pauta das organizações, aproximando a alta liderança desta agenda, definindo papéis, responsabilidades, metas e KPIs.

16:15 - 17:45

Sala Rosa

WORKSHOP M - O caminho para as Certificações ISO 37001 e 37301.

Muitas empresas buscam o próximo passo para dar cada vez mais credibilidade ao seu programa de compliance. Diante do desafio de comprovar a eficiência do programa perante as autoridades, a certificação se apresenta como um caminho a ser trilhado por muitas empresas. Qual o nível de maturidade que seu programa precisa ter para dar esse próximo passo? Quais são os desafios existentes na obtenção da ISO? Entenda na prática as diferenças, as semelhanças e o caminho para alcançar as certificações ISO 37001 e 37301.

16:15 - 17:45

Sala Azul

WORKSHOP N - Programa de compliance em empresas licitantes

A Lei nº 14.133/2021 foi editada para modernizar os procedimentos licitatórios e de contratação com a Administração Pública, exigindo programas de integridade para contratos de valor superior a R$ 200 milhões, o que não impede que os entes federados fixem patamares menores, mais adequados às suas realidades locais. O worskhop trará o rumo para lidar com os desafios enfrentados por empresas licitantes no que se refere à avaliação de seus programas de compliance, com foco também nas garantias existentes em favor de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

16:15 - 17:45

Sala Branca

WORKSHOP O - Gestão de crises sob a ótica jurídica, de compliance e de comunicação

O gerenciamento de crises corporativas está cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas e escritórios de advocacia. Entender o conceito de crise, seus efeitos, características e metodologias de superação hoje é indispensável. Não menos importante são os dilemas, desafios e conflitos (profissionais e pessoais) vividos pelo gestor durante este processo. Entenda mais sobre os limites de responsabilidade das partes envolvidas e o papel de cada departamento, como compliance, jurídico e comunicação, na superação destes desafios multidisciplinares.

10:00 - 10:55

Sala Rosa

Estrutura de proteção de dados e privacy by design para negócios digitais

A proteção de dados e os mecanismos de privacidade devem ser colocados no centro do desenvolvimento do negócio, incorporando-se à sua cultura corporativa. Em negócios digitais com grande potencial escala isso tende a ser ainda mais relevante. Entenda os riscos envolvidos nesse tipo de negócio e quais são as orientações dos especialistas para superar o desafio.

11:40 - 12:35

Sala Roxa

Alcance da aplicação da Lei Anticorrupção para os casos de obstrução à fiscalização e investigação.

Discutiremos neste painel o objetivo do legislador e se as empresas poderiam ser punidas nos casos de fiscalização pelas leis específicas ao caso e pela Lei Anticorrupção. Não seria bis in idem (dupla penalidade)?

11:40 - 12:35

Sala Rosa

Assédios para além do compliance

Os casos de assédio vem aumentando com a retomada do trabalho presencial e com o excesso de pressão por metas, em uma sequência de anos de pouco desenvolvimento econômico. Torna-se cada vez mais necessário abordarmos o assédio sob a ótica das medidas preventivas, em uma visão macro. O painel trará assuntos polêmicos que estão nos holofotes, discutindo as possíveis causas e melhores medidas de remediação.

14:20 - 14:35

Sala Roxa

LEC TALKS - Em busca do capitalismo de stakeholder: propósito, cultura, integridade e liderança consciente

No Compliance, já é sabido que é fundamental seguir as regras, as leis e regulamentações, mas não dá para se limitar a isto. Para atuar efetivamente com integridade, é preciso ter um olhar mais amplo, e saber como conectar com propósito, cultura e stakeholder e desenvolver as capacidades de uma liderança consciente. Busca inspiração e conhecimentos novos? Que tal ampliar o seu entendimento de integridade e liderança? Não perca esse LEC TALKs com Jefferson Kiyohara.

14:45 - 15:40

Sala Verde

Blockchain, criptoativos e metaverso. O grande próximo degrau para os executivos jurídicos e de compliance

A adoção da tecnologia blockchain e a disseminação dos criptoativos, nfts e metaversos dentro do mercado tradicional podem significar a oportunidade da década para os executivos jurídicos e de compliance. Por outro lado, a constante inovação e incertezas regulatórias dos mercados internacionais e do Brasil oferecem novos riscos de segurança, privacidade, compliance e regulatórios às empresas. Neste painel serão discutidos estes riscos e as práticas de grandes empresas para mitigá-los.

17:30 - 18:30

Sala Verde

Diversidade e inclusão como o 10º pilar do programa de compliance

Seja em grandes companhias, que possuem um departamento autônomo, seja em empresas de menor porte, como pode o compliance colaborar para o bom desenvolvimento de um programa de de diversidade e inclusão.