Agenda

  • Workshop Day
    20/06/23
  • Main Event - Day 1
    21/06/23
  • Main Event - Day 2
    22/06/23
  • HUB
    Experience

8:00

Credenciamento

9:00 - 12:00

Sala Roxa

Benchmarking de avaliação de riscos e identificação de KPIs efetivos

A avaliação de riscos e o uso de KPIs são fundamentais para garantir a conformidade regulatória e mitigar riscos em organizações de todos os setores e tamanhos. Para entender melhor como essas estratégias podem ser aplicadas com efetividade, o workshop trará uma abordagem de benchmarking, com o intuito de identificar as melhores práticas em organizações líderes de mercado, trazendo insights valiosos sobre tendências recentes em um contexto global.

9:00 - 12:00

Sala Rosa

Processos de investigações internas: tendências, inovações e construção dos documentos indispensáveis

Um workshop totalmente voltado ao aprimoramento de processos investigativos, desde a denúncia até o relatório final, incluindo tendências e inovações como o uso de tecnologia, a colaboração entre departamentos e a adoção de práticas ágeis. O workshop abordará também modelos de documentos que são considerados indispensáveis para conduzir e documentar adequadamente uma investigação.

9:00 - 12:00

Sala Azul

Passos práticos para construir um programa ESG e monitorar a sua sustentabilidade

Conforme pesquisa Inside ESG Tech Report, da Distrito, espera-se que até 2025 o setor movimente cerca de US$53 trilhões. Neste workshop, especialistas em ESG irão compartilhar suas experiências e apresentar um passo a passo para que você saiba como implementar um programa ESG, incluindo a identificação de KPIs relevantes, a coleta de dados, o monitoramento e a comunicação dos resultados. Saiba mais sobre temas alinhados aos seus propósitos de vida, com importantes impactos sociais, em um mercado que se encontra em franca expansão.

9:00 - 12:00

Sala Verde

Desafios de aperfeiçoamento do programa de proteção de dados em 2023 e a norma de dosimetria das penas

Este workshop trará informações relevantes sobre o aprimoramento constante do programa de proteção de dados e os caminhos para a conformidade, a função e a responsabilidade do Data Protection Officer, entre outras novidades de 2023, incluindo recente publicação do regulamento de aplicação de sanções administrativas, a chamada “norma de dosimetria”, que foi bastante aguardada pela sociedade. Além das multas, a ANPD poderá aplicar punições bastante severas aos infratores, como o bloqueio ou a eliminação definitiva dos dados pessoais irregularmente tratados.

9:00 - 12:00

Sala Laranja

Novas regulamentações e a atualização constante do Compliance Financeiro no Brasil

A regulamentação financeira tem se tornado cada vez mais complexa e rigorosa, com novas leis e regulamentos sendo criados regularmente. As empresas e seus executivos precisam estar em conformidade com essas regras para evitar penalidades e multas. Este workshop é uma oportunidade para que os profissionais do setor possam obter insights valiosos e implementar medidas efetivas em seus programas de compliance financeiro, além de manterem-se atualizados com as novas tendências do setor.

10:15 - 10:45

Coffee Break

12:00 - 13:50

Almoço

14:00 - 15:30

Sala Roxa

Cultura de Compliance: Do planejamento à execução do Plano Anual de Comunicação e Treinamento - Case Heineken

Os profissionais de compliance buscam constantemente formas inovadoras para engajar os colaboradores em temas como ética, integridade, diversidade, inclusão e conflito de interesses, a fim de difundir uma cultura corporativa de integridade. O case da Heineken apresentará as melhores práticas para implementação de um plano anual de comunicação e treinamento de compliance eficaz, promovendo a conscientização e o engajamento dos colaboradores, garantindo a conformidade com as políticas e normas internas e externas. Serão compartilhadas ações inovadoras, desde as mais simples e baratas até as mais estratégicas, para auxiliar empresas a construir uma cultura de compliance sólida, bem-sucedida e mensurável em toda a organização.

14:00 - 15:30

Sala Rosa

Os papéis do RH e do Compliance na prevenção, detecção e remediação de casos de assédio moral e sexual

O assédio é um problema sério que pode afetar a saúde mental e física dos colaboradores, prejudicar o clima organizacional e causar problemas legais e de reputação para as empresas. Ter um programa de ética e integridade bem estruturado e uma adequada interação com o RH ajuda a prevenir esses problemas e a criar um ambiente seguro, igualitário e saudável para todos. Esse workshop abordará os aspectos culturais, melhores condutas e o papel do RH como importante parceiro de Compliance nesse desafio.

14:00 - 15:30

Sala Azul

Novidades Pró-Ética 2022/2023 e o caminho para o aprimoramento e fortalecimento de seus programas.

A CGU publicou, em 1º de novembro de 2022, o regulamento do projeto Empresa Pró-Ética para o ciclo 2022/2023. O regulamento traz algumas novidades para o ciclo deste ano, buscando de forma continua o aprimoramento para a avaliação dos programas de integridade. Muitas empresas buscam esse próximo passo, de forma a aprimorar e fortalecer os seus programas de integridade, avaliados de maneira independente pela CGU e pelo Comitê Pro-Etica. Esse workshop trará as novidades e como se preparar para dar esse passo tão importante para as próximas edições.

14:00 - 15:30

Sala Verde

Caso prático: a automação do processo de Due Diligence de Terceiros

Quanto maior a operação se torna, maior também é o volume de terceiros com os quais a empresa faz negócios. Gerir uma grande cadeia de fornecedores ou intermediários pode ser um problema para departamentos de compliance pouco estruturados. Conheça na prática o case de empresa do setor elétrico e como a automação do processo de Due Diligence de terceiros reduziu o tempo de resposta às áreas, garantindo a segurança, menores riscos e bons resultados.

14:00 - 15:30

Sala Laranja

Compliance com foco na área de compras, diante dos novos desafios regulatórios

Sob o impacto da LGPD, políticas ESG, modificações na regulamentação da Lei Anticorrupção, entre outros ordenamentos, o departamento de compras que conecta a empresa e os terceiros precisa contar com os controles internos e outras medidas preventivas para garantir que as contratações estejam em conformidade e estabeleçam relações íntegras, éticas e transparentes. Esse workshop trará exemplos de melhores práticas já adotadas por grandes empresas, desde a fase de negociação à fase pós-contratual, incluindo o monitoramento de "red flags"

15:30 - 16:00

Coffee Break

16:15 - 17:45

Sala Roxa

Casos de sucesso em compliance: erros e acertos de executivos do Programa Compliance Mastermind

Este workshop oferece a oportunidade única de conhecer alguns dos integrantes do Programa Compliance Mastermind, da LEC, que reúne alguns dos maiores executivos do país. Participe de discussões e aprenda com a experiência de quem vive todos os dias a gestão de um programa de compliance de referência. O workshop tem como objetivo ajudar profissionais de compliance a implementar ou aperfeiçoar seus programas de compliance, com base em experiências reais de especialistas que estão na linha de frente deste trabalho em grandes empresas, como compliance officer.

16:15 - 17:45

Sala Rosa

Due Diligence de Patrocinios e Doações

A due diligence, tanto na realização quanto no recebimento de patrocínios e doações, envolve desafios de como verificar a legitimidade das organizações, avaliar seu impacto, garantir transparência financeira e conformidade legal. Com o novo decreto 11.129/2022, a gestão de riscos torna-se ainda mais crucial, exigindo maior eficiência na abordagem dos processos de patrocínios e doações. O workshop trará práticas e insights relevantes sobre como grandes empresas têm realizado as due diligences de patrocínios e doações.

16:15 - 17:45

Sala Azul

Comunicação não violenta para profissionais de compliance

Como os pilares da Comunicação não Violenta (CNV) podem ajudar a criar um ambiente colaborativo, ético e transparente, além de serem úteis na gestão de conflitos, investigações internas e comunicação? Descubra como aplicar a CNV para alcançar os seus objetivos profissionais e os resultados esperados pelas organizações.

16:15 - 17:45

Sala Verde

ISO 37001 e ISO 37301: a busca constante pela evolução do programa de compliance

Um sistema de gestão de compliance efetivo pode ser um diferencial competitivo para as empresas, aumentando a confiança dos clientes, investidores e das autoridades, além de demonstrar o compromisso da organização com a ética e a integridade. Para que esses benefícios sejam alcançados é necessário superar os desafios e entender o nível de maturidade de seu programa para buscar esse próximo passo. Por meio de casos de sucesso na obtenção destas certificações, o workshop trará os principais passos a serem seguidos.

16:15 - 17:45

Sala Laranja

Tendências e desafios na prevenção de fraudes e atos ilícitos: A estruturação de programas de compliance e a Lei 14.133/2021 para a administração pública e empresas licitantes

A lei 14.133/2021 que instituiu o novo regime jurídico das licitações e contratos administrativos no Brasil. Com a nova lei, espera-se uma maior eficiência e agilidade nos processos licitatórios, redução de irregularidades e práticas fraudulentas, aumento da competitividade e inclusão de micro e pequenas empresas, além do fortalecimento dos programas de compliance nas empresas que participam de licitações publicas e a responsabilidade na gestão publica. Esse workshop trará as melhores práticas implementadas em seus programas de compliance tanto para a administração publica quanto para as empresas licitantes.